Gatos: inteligentes, independentes e dizem que com nove vidas… Qual a melhor nutrição para o seu bichano, para que essas nove vidas sejam longas, saudáveis e felizes?
Gatos são carnívoros
Os gatos são natural e obrigatoriamente carnívoros – têm uma necessidade biológica de comer carne, uma vez que a sua fisiologia não lhes permite digerir matéria vegetal. A dieta destes animais na natureza consiste em várias pequenas presas, como pássaros e ratos. Sendo caçadores habilidosos, facilmente conseguem comer 15 ou mais refeições por dia nas suas incursões.

São um outro desafio particular em termos de nutrição, porque o seu organismo não consegue produzir certas proteínas como a taurina. Em vez disso, precisam de a consumir a partir da alimentação, sendo a carne bovina, o frango e o peixe fontes particularmente ricas. Segundo a Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade contra Animais, gatos que não têm taurina suficiente correm o risco de desenvolver uma condição potencialmente fatal chamada cardiomiopatia dilatada.
Por estes motivos, não é recomendável uma dieta vegetariana, muito menos uma vegana.
O que não deve mesmo dar ao seu gato!

Além de uma dieta vegana, certos alimentos que são seguros para humanos também são um grande problema para o seu gato. Alguns alimentos que provavelmente estão na sua dieta regularmente, podem até envenenar o seu gato:
- leite e derivados (sim, é mesmo a sério…)
- cacau e chocolate
- alho e cebola
- batata crua
- uvas e passas
- fruta de caroço, como pêssegos ou ameixas
Em resumo…
O importante é que a comida atenda às necessidades naturais do seu gato, e que tenha um teor suficientemente alto de ingredientes de origem animal.
Os componentes animais da ração podem ser frango, cordeiro ou peixe, por exemplo. No entanto, certifique-se de que a carne ou o peixe da ração de sua escolha são de qualidade alimentar.